13º Salário

decimo3

decimo3

QUANDO FOI CRIADO O 13º SALÁRIO NO BRASIL?

Sucessor do presidente Jânio Quadros, João Goulart, mais conhecido como Jango, seguiu a linha governamental populista de Getúlio Vargas.

Jango tinha pouca influência no parlamento, o que dificultava a aprovação de seus projetos políticos, por isso costumava recorrer às mobilizações populares a fim de obter apoio social ao seu governo. Foi justamente o que ocorreu em 1962, quando o Congresso não aprovou a implementação do 13º salário, gerando uma greve trabalhista que paralisou os principais setores do país.


Assim, após negociar pessoalmente com os líderes sindicais, Jango sancionou no dia 5 de julho de 1962 a Lei do 13º salário mínimo, atendendo à principal reivindicação dos grevistas.

DETALHE: a princípio, o 13º salário foi apenas para os trabalhadores celetistas, ou seja, os que trabalhavam em empresa privada, com contrato de trabalho através da Carteira Profissional de Trabalho e do regime da Consolidação das Leis das Trabalhistas (CLT). Observe como o jornal O Globo comentou o decreto do décimo-terceiro para o trabalhador:

 

 

Faça o primeiro comentário a "13º Salário"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*